7 vantagens de manter a sua contabilidade em dia
- nac1973

- 11 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
O empreendedor brasileiro é um dos mais dinâmicos do mundo, empreendendo de forma continua e acelerada. Mas para manter a empresa de forma coesa e com projeção de crescimento deve manter uma boa administração e ter uma estabilidade financeira e contábil que ajude a equilibrar o desenvolvimento da empresa.
Para ter sua empresa organizada e ajudar em seu planejamento a contabilidade é essencial. Se a contabilidade estiver com todos seus registros em dia sua visão da empresa será completa.
Seja qual porte sua empresa MEI, Microempresa, EPP, Simples Nacional, lucro presumido ou real a contabilidade deve estar sempre em dia, com isso a análise dos números poderá ser feita de forma mais simples e direta, te ajudando no planejamento e crescimento da mesma.
Fica a dica:
MANTENHA A CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA EM DIA.
Aqui, listamos alguns benefícios que vão pesar positivamente na sua balança.
1. Aspectos Tributários
Com a contabilidade em dia poderá fazer uma análise completa e objetiva para ter o melhor regime tributário para sua empresa. Uma pequena empresa poderá optar pelo lucro real ao invés do Simples Nacional dependendo com boa orientação contábil e com isso economizar um valor significativo.
Tenha o contador como seu parceiro, a pessoa preparada para lhe dar as melhores informações e lhe ajudar a economizar impostos que poderá fazer grande diferença no caixa da empresa.
2- Manter o controle financeiro da sua empresa
Uma das razões para manter a contabilidade da sua empresa em dia é o controle financeiro com informações sobre toda a movimentação financeira. Poderá analisar se tem clientes em aberto ou fornecedores, analisar se o desconto de duplicatas está sendo compensador ou não e ajudar no fluxo de caixa da empresa com informações precisas que ajudam a economizar.
Com o fluxo de caixa bem ajustado a empresa poderá criar diversas reservas para que não tenha problemas financeiros no futuro.
Poderá ter reservas para investimentos, para 13ª salários, para rescisões e férias e diversas outras provisões que facilitam o fluxo de caixa como um todo.
3. É uma segurança jurídica para a companhia
Com a contabilidade em dia a empresa não correrá riscos como penhoras e bloqueio de seus haveres. Isso por que com a contabilidade completa e em dia a empresa poderá analisar os impostos que estão em aberto e quitá-los. Poderá quitar eventual erro trabalhista que poderá ser pego pela contabilidade também.
Além disto tudo temos questões jurídicas que podem ser ajudadas pela contabilidade da empresa estar em dia como uma separação societária ou até matrimonial de um dos sócios. Em ambos os casos a justiça determinará uma perícia contábil o que será simples de atender pois tudo foi contabilizado corretamente.
4.Facilita a obtenção de linhas de crédito
Os bancos e instituições financeiras hoje em dia estão cada vez mais criteriosos para liberar linhas de créditos ou financiamento para as empresas e exigem informações completas e uma destas é a contabilidade. Com o balancete ou balanço fechado os analistas poderão ver a liquidez financeira da empresa para pagar os eventuais capitais de giro ou financiamento.
Se a empresa mantém seus registros contábeis em dia e atualizados conforme a legislação atual poderá ter benefícios neste quesito já que transmitirá confiança ao mercado financeiro.
5. Facilita eventuais comprovações que os sócios necessitem
A contabilidade em dia poderá trazer diversos benefícios diretos também para os sócios da empresa. Estes benefícios pode ser uma simples declaração de retirada como o preenchimento do DECORE, conforme exigência do CRC de sua região.
Com a contabilidade em dia de preferência com balancete fechado mensalmente o sócio poderá receber valores referente a distribuição de lucros sem ter medo de ter problemas com o fisco.
Além do mais poderá ajudar o sócio a separar a conta PJ da PF o que traz grandes benefícios para ambos e o ajuda a equilibrar seu patrimônio e seus gastos conforme sua retirada.
6. Sua empresa fica dentro da lei
Todo empreendedor almeja crescimento e desenvolvimento, mas está sujeito as mudanças econômicas e de mercado. Isso pode afetar o resultado da empresa e em alguns casos a mesma poderá optar pela RECUPERAÇÃO JUDICIAL, que conforme artigo 7º da lei 11.101/2005, o que com a contabilidade em dia não terá problemas para atender. Em alguns casos somente os administradores deverão responder civil e criminalmente e os sócios capitalistas não.
O Novo Código Civil Brasileiro exige a prestação de contas por parte dos administradores, conforme destaca o Artigo 1020.
Art. 1.020. Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Além disso, em casos de requerimento de recuperação judicial, também é necessário apresentar os livros contábeis rigorosamente em dia, conforme o artigo 7 da Lei 11.101/2005.
Art. 7. A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.
7. Crie uma cultura de resultados
Manter a contabilidade em dia é o primeiro passo para criar uma organização completa de sua empresa, pois poderá visualizar resultados com mais agilidade e obter melhores resultados para sua empresa. Muitas empresas estão implantando políticas de qualidade e participação dos colaboradores, mas devem cumprir sua parte, ou seja: ter a documentação completa com os pagamentos em dia e registrar corretamente as movimentações financeiras.
Resumindo quando a empresa tem a contabilidade atualizada e em dia ela cria uma base sólida para poder crescer e abrir oportunidades de novos negócios ou consolidar o que está já desenvolvendo. Números são a vida da empresa e a contabilidade ajuda a empresa a colocar estes números em ordem.
Por: João Adolfo Terceiro







Comentários