top of page

Brasil e sua burocracia

O Brasil é conhecido como o país dos impostos, mas em outro artigo já demonstramos que isso não é real, na realidade somos um dos campeões em burocracia principalmente para abrir uma empresa e mantê-la aberta. Melhoramos muito, mas temos muito e muito mesmo a melhorar para termos um nível de excelência em ter menos burocracia.


Há alguns anos atrás era uma demora que chegava a meses para abrir uma empresa:


- registrar no conselho de classe quando é obrigatório;

-registrar na JUCESP ou cartório de registro de títulos e documentos;

- inscrição no CNPJ na Receita Federal;

- inscrição estadual, maior burocracia de todas com exigências absurdas;

- CETESB quando precisa para caso das indústrias;

- Vigilância Sanitária

- inscrição na prefeitura:

-Alvará de Funcionamento;

-e tantas normas que o empresário e o coitado do contador acabavam se perdendo no meio do caminho.


Muitos empresários acabaram desistindo de abrir a empresa, ou procuravam um jeitinho de trabalhar na ilegalidade com medo que está burocracia pudesse prejudicá-lo ainda mais. Mas o contador sempre insistindo para abertura da empresa e legalização da mesma e olhando o bem maior de seu cliente/empresário que é a preservação da qualidade e saúde de seus funcionários, e em muitos casos conseguia convencê-lo a sair da informalidade e trabalhar dentro das normas, evitando dores de cabeças maiores e autuações.


Alteração de contrato era outro parto, toda burocracia também, contador ficando estressado, cliente estressado e nada mudava, para qualquer mudança como uma simples troca de sócios tínhamos que comparecer presencialmente enfrentando filas enormes, chegando de madrugada para pegar o melhor lugar na fila na RECEITA FEDERAL para ser o primeiro a pegar senha presencial para conseguir liberação das certidões obrigatórias exigidas para o ato, fora a quantidade de formulários e cópias.


Mas o pior de tudo, encerrar uma empresa, isso sim era um pesadelo. Primeiro tínhamos que solicitar as certidões para depois cancelar em todas as repartições e órgãos de registro, isso levava meses ou até anos e lá ia o pobre do contador solicitando segunda via de todos os documentos, um trabalho hérculo que o próprio filho de Zeus com certeza fugiria. Como por exemplo cancelar a inscrição municipal na PREFEITURA DE SÃO PAULO tínhamos que regularizar todos os débitos caso estivesse algo em aberto, levar os livros, a AIDF, os talões de notas fiscais para serem canceladas e rasgadas que lotavam os lixos, para aguardar dias e voltar para buscar o resultado se deferido ou indeferido por falta de algo.


E empresas que participavam de licitações que precisava de CERTIDÕES, nada saia automático pela internet, muitas vezes tínhamos que enfrentar 03 filas de espera, uma para pagar taxa, outra para entrar na sala de atendimento para pegar a senha e aguardar ser chamado e muitas vezes aguardar horas de pé. Hoje a maioria das CERTIDÕES são emitidas pela internet. Mas mesmo hoje em dia com a tecnologia que temos e redução da burocracia, temos a questão da lentidão para deferimentos de processos, muita das vezes decorrentes da conectividade aos sistemas de emissão.


Ainda em 2020 tínhamos ainda alguns serviços que estavam com um desenvolvimento um pouco atrasado, em virtude da tecnologia que temos hoje em dia, mas com o advento da pandemia fomos obrigados a ter mais serviços online e criando mais oportunidades de agilizar a abertura de empresas e outros serviços que tanto a contabilidade quanto as empresas necessitam.


Além disso o governo federal promulgou algumas leis para facilitar principalmente a abertura de empresas.


Lembrando que no governo anterior, já tinha promulgado legislação para facilitar o encerramento das empresas, mesmo com débitos perante a Receita Federal.


Com tudo isso conseguimos melhorar a qualidade dos nossos serviços, atendendo os nossos clientes de uma forma mais ágil e abrindo possibilidades de geração de mais empregos e opções de negócios.


O Brasil ainda perde para alguns países aonde uma empresa é aberta em horas e com isso tem uma economia mais dinâmica, mas estamos no caminho certo e em breve teremos a oportunidade de termos serviços mais completos e ágeis que tendem a ajudar os empresários a desenvolverem seus negócios.


A burocracia faz parte da história do Brasil, mas temos que sempre procurar agilizar os serviços e com isso procurar deixar sempre nossa economia mais dinâmica e com possibilidade de acompanhar todas as novas oportunidades de negócios que estão saindo.


Home office, delivery, outsourcing de equipamentos, locação de notebooks, contratação de PJs, e tantas outras atividades que foram criadas nos últimos anos e precisamos com isso estar atento a nossa burocracia e que a mesma seja deixada de lado para que os empreendedores possam investir sem medo e com agilidade e criar empregos e oportunidades


Brasil chegou sua hora de acabar de vez com a burocracia e o protecionismo.


 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page