top of page

Bug do Milênio

O Bug do Milênio foi um acontecimento que ocorreu no fim do século XX, e passou de um simples problema relacionado à informática para a preocupação de todo o mundo. A partir daí, surgiu o medo de que após a virada do milênio, os sistemas reconhecessem o ano 2000 como 1900.

Na virada de 1999 para o ano 2000, várias eram as preocupações no mundo. A mais assustadora delas era o medo de que, em razão da mudança de dígitos na contagem de tempo, computadores de todo o planeta entrassem em pane — era o temor do chamado “bug do milênio”, que, afinal, não se concretizou.


O ano era 1999, tudo ia calmo até que o setor tecnológico que já tinha dominado o mundo faz um alerta surpreendente:

Após a virada do milênio, os sistemas poderiam reconhecer o ano 2000 como 1900, perdendo muitos arquivos e programas.

Isso gerou um “pânico” e muitas oportunidades para prometia que tinha a solução para o problema.

Observem quem em 1999 a grande maioria das empresas já estavam na era tecnológica e as pessoas físicas principalmente das cidades grandes já viviam quase que totalmente dependente da tecnologia e da era da informática.

Os escritórios contábeis já tinham saído das trevas e estavam adiantados e preparados para todos os tipos de sistemas que pudessem ajudar a melhorar o serviço e principalmente facilitar a comunicação entre cliente e contador. O bug do milênio trouxe sim um pouco de pânico para o setor pois muitos tinham investido um bom dinheiro para poderem estar dentro da revolução tecnológica e ficaram sem capital para novos investimentos.

Conheci alguns colegas de profissão que tinham 15 funcionários e 4 computadores somente, onde a figura do digitador era de extrema importância pois ficavam o dia todo passando as planilhas para o sistema, e com o bug todos estavam apavorados.

Todo dia liamos que fulano tinha a solução, ou empresa que tinha achado a solução e recebíamos muitos, mas muitos e-mails contendo propaganda para vender sistemas ou programas que iriam bloquear os efeitos do bug do milênio.

Alguns medos do que poderia acontecer segundo a revista Super Interessante:

CHUVA DE AVIÕES

Temia-se que os sistemas de aeroportos e usinas nucleares entrassem em colapso, provocando quedas de aviões e vazamentos de material radioativo.

TERRA DE NINGUÉM

Cofres e cadeados mais sofisticados dependiam de computadores. Nas grandes cidades, havia o medo de que os saques se multiplicariam e as ruas ficariam totalmente inseguras.

ZERADOS

Havia medo no bolso também: os sistemas dos bancos poderiam entrar em colapso e as informações sobre os bens dos clientes se perderiam (afinal, ninguém tinha dinheiro em conta em 1900). Os bancos quebrariam e, com eles, toda a economia.


IDADE DAS TREVAS

Os sistemas de fornecimento de água e luz já eram computadorizados, principalmente nos países desenvolvidos. As pessoas acreditavam que ficariam no escuro, o que significaria caos geral no comércio e no trânsito.


Afinal o que aconteceu?


Muitos acabaram comprando soluções ineficazes e que não resolveram o problema, pois o mesmo nunca existiu.

Na realidade ninguém tinha a solução definitiva e acabou que chegando ao ano 2000 não houve grandes problemas e sim casos isolados que foram solucionados com certa tranquilidade.

No primeiro dia útil de 2000 todos puderam trabalhar normalmente sem preocupação com o sistema pois ele reconheceu normalmente e tudo funcionou perfeitamente.

Na prática, o Bug do Milênio não fez quase nada: houve falhas em terminais de ônibus na Austrália, em equipamentos de medição de radiação no Japão e em alguns testes médicos na Inglaterra. Ah, e alguns sites, no mundo todo, mostraram a data 1/1/19100.

Observem que diversos medos que tínhamos a mais de 20 anos atrás continuam vivos e mais atuais nos dias de hoje. Já lemos casos de diversos hacker que invadiram os sistemas mais seguros do mundo.

O mundo tecnológico trouxe diversos benefícios aos seres humanos, mas também abriu as portas para os hackers usaram a dark web para sequestrar bancos de dados ou sistemas inteiros e exigir pagamento em troca.

Situações onde as criptomoedas são criadas e usadas como moeda de troca para liberarem estes casos de sequestros e diversos outros golpes que ocorrem no dia a dia.

O bug do milênio não foi um golpe e sim uma possibilidade que poderia ocorrer, mas que alguns se aproveitaram e lucraram com isso.

Fica uma dica para todos:

Tenham sempre backup (cópias de segurança) de preferência fora da Internet e pesquisem muito antes de cair em qualquer golpe tecnológico.


Texto de João A. Terceiro.



 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page