Capital de Giro: como calcular?
- administradornac

- 14 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
PATRICIA FERRARI PECEGUIN
O Capital de giro é o total de recursos financeiros necessários para que a empresa sobreviva, mantendo suas despesas pagas. O capital de giro é composto pelo aporte inicial dos sócios, deve ser calculado com a estimativa de todos os gastos, durante o período em que ainda não houve o recebimento das vendas.
Não é apenas antes do início da empresa que se faz necessário avaliar este indicador, ele é uma ferramenta muito importante de controle e avaliação financeira do seu do seu CPNJ.
O capital de giro aparece quando demonstra quanto a empresa já em atividade tem disponível em seu ativo de alta liquidez, é constituído pelas disponibilidades de caixa, em bancos e em recebíveis, eles são os valores das vendas a prazo que tem o direito de serem antecipados com facilidade. Ele tem como objetivo ser um recurso disponível para custear as despesas de imediato. Irá garantir a possibilidade das operações do negócio, ajudará com que a empresa faça investimento, que possa manter as despesas pagas durante o tempo que leva para que suas vendas sejam recebidas dos seus clientes.
É necessário que se faça uma projeção de seu caixa, fazendo esse fluxo de caixa, pelo qual se estima a quantidade de recebimentos de vendas já feitas, a projeção de vendas á vista. Se o saldo for positivo, indica que as operações da empresa são custeadas pelo seu recebimento, e nesse caso não haverá a necessidade de aporte dos sócios. No caso haver saldo deficitário, sabemos que há necessidade de injetar o capital de giro.
Existe uma série de medidas para economizar o capital de giro, entre elas:
Aplicar novas formas de contratação de mão de obra conforme as leis trabalhistas; e
Controlar as despesas fixas.
Para ajudar, é bom estabelecer medidas de economia de energia, pesquisar tarifas bancárias, telefônicas, buscar descontos.
Como obrigação, as despesas fixas não devem comprometer mais de 30% de suas vendas.
Para evitar isso tente alongar o prazo de pagamento dos seus fornecedores e reduzir o de pagamento dos seus clientes. De atenção para a produtividade, fazendo com que aumente a eficiência dos seus processos.







Comentários