top of page

Departamento Pessoal de um Escritório Contábil

O departamento pessoal de um escritório contábil mais conhecido com DP, é de suma importância para o dia a dia das empresas, pois geralmente são a frente de atendimento que mais trabalham com prazos durante o mês.

Em se tratando de 2021 ano que todas as empresas foram obrigadas a aderir ao e-Social, este sistema trouxe diversas novidades para o DP que sempre tem que estar acompanhando e atualizando dados das empresas, dos empregados, dos autônomos e dos sócios no dia a dia das empresas.


O DP não é o RH da empresa, muitos acham que sim, mas com certeza não é.


Diferente do que muitos pensam o DP não é o RH da empresa, ambos têm atividades totalmente distintas, enquanto um visa cuidar do bem estar do empregado, lidar com pessoas, planos de carreira, gerenciar o capital humano, planejamento estratégico, gestão de pessoas, o próprio nome já diz recursos humanos, o outro está focado no cumprimento das normas impostas pelo Governo, responsável pelos processos burocráticos da gestão de pessoas, garantido o cumprimento da legislação trabalhista e evitando problemas fiscais, ou seja o departamento pessoal além de estar envolvido em toda parte burocrática da gestão de pessoas acaba funcionando como um departamento jurídico celetista, pois deve estar sempre em acompanhamento das medidas provisórias, mudanças de legislação, alterações de tributação da empresa entre outros, para ser mais claro podemos dizer que um é de humanas e o outro totalmente exatas.


O DP é o responsável pela parte documentação da parte legal trabalhista da empresa.


Procura analisar, verificar, preencher e cobrar documentação desde o registro de um funcionário, até a demissão deste, passando por férias ou afastamentos de diversos motivos. Tudo com prazo apertado e pouco tempo para executar, podemos dizer até que o departamento pessoal é um departamento rotineiro com prazos a serem seguidos mensalmente iguais, porem o que nos faz entrar em contradição a esta afirmativa é que frequentemente surgem novidades na legislação trabalhista, surge uma pandemia na qual nos faz reprogramar todos os prazos e perceber que é necessário estarmos atualizando diariamente para o bom andamento do departamento.


Um DP bem ajustado e funcionando como um relógio gera diversos benefícios para as empresas, pois além de acompanhar as exigências legais da CLT tem que ficar atento as convenções coletivas dos sindicatos e acompanhar as novas normas que saem todos os dias, seja na legislação seja no sistema folha/e-social.


O DP não faz somente a folha de pagamento, sendo responsável pelas férias individuais, férias coletivas, rescisões de contratos, comunicado de doença e acidente do trabalho, de doença ocasionais e informações gerais da Medicina e Segurança do Trabalho de atestados de saúde ocupacional ASO, além de tantas outras obrigações que ficaria horas escrevendo e todos se perderiam já que são muitas responsabilidades e prazos que geram multas administrativas do Ministério do Trabalho e hoje com valores atualizados no sistema SPED, mais conhecido como e-Social. O DP não para durante o mês, pois assim que acaba de registrar um empregado, já tem a folha, logo em seguida o adiantamento e ao abrir os olhos o ciclo recomeça.

Quando forem criticar o DP, pensem em tudo que tem que atender da sua empresa para que não sofram penalidades desta legislação caótica e normas mais loucas ainda que visam proteger somente o empregado esquecendo dos empreendedores que tanto investem para ter uma empresa e gerar empregos.


O DP é um órgão vital de qualquer empresa brasileira, e sempre procura proteger os interesses dos empreendedores, em não deixar que sejam prejudicados por erros de analises de legislação ou mal interpretação que possam prejudicar tanto a empresa quanto o empregado.


O DP tem papel importante inclusive na tomada de decisão dos empreendedores, mantendo as informações corretas e não correndo risco estes acabam economizando valores que podem mudar o andamento de negócios, com planejamento dos custos de salários e de benefícios obrigatórios por convenções coletivas e ou por liberalidade da empresa.


Já observei empresas que o DP orientou a terceirização de um departamento e isso trouxe benefícios financeiros e produtivos para as empresas.


O que todos precisam entender é que o DP é um setor que faz parte da empresa porém está alocado na contabilidade e que assim como os demais departamentos existentes dentro da empresa, como comercial, financeiro, recursos humanos entre outros este não é menos importante deve caminhar lado a lado com o empreendedor visando assim uma melhor administração da empresa na área trabalhista.




Fonte:

João Adolfo Terceiro

MARTA LOANA BARBOSA DOS SANTOS

SIMONE DAMASIO


 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page