Mutações no Mercado Contábil em Decorrência das Novas Tecnologias.
- elainepereira9
- 21 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Tem sido muito difundido que em breve a contabilidade deixará de existir. Como assim? Será extinta a contabilidade das empresas? A resposta é não! O setor contábil vem passando por uma nova e grande transformação tecnológica que fechará portas para os pequenos escritórios contábeis ou profissionais autônomos que não acompanharem tal evolução.
Essa transformação DIGITAL está indo para um caminho online, com os programas cada vez mais nas nuvens ou conversando entre si. Ou seja, quando um sistema tem condições de transferir informações para outro, sem que ocorra perda de dados.
Observem que essa nova revolução vai deixar alguns setores para trás, por isso temos que estar sempre investindo em novos programas e verificando tudo que podemos agregar e facilitar a comunicação entre sistemas e diminuir o retrabalho. Retrabalho é quando um cliente lança o financeiro em seu ERP e a contabilidade pega os documentos e lança em seu sistema, ou seja, o mesmo lançamento foi feito duas vezes o que causa atrasos e demanda maior tempo na finalização de um determinado serviço.
Hoje a contabilidade é cada vez mais complexa, ainda mais em um país como o Brasil que tem uma das legislações mais complexas do mundo e um sistema que ainda não consegue entender tantas mudanças ou facilitar a complexidade de nossas leis tende a prejudicar nos processos contábeis.
A contabilidade tem cada vez mais responsabilidade, pois todas as informações que são enviadas para os órgãos públicos que estão fechando o cerco na fiscalização. Portanto, continuará sendo essencial no mundo ONLINE de hoje em dia, com um peso mais forte nas tomadas de decisões das empresas, principalmente as que estão listadas na Bolsa de Valores.
Poderemos ter fusões ou aquisições no setor contábil, com certeza isso irá acontecer para que as empresas de tecnologia possam vender cada vez mais serviços contábeis e com isso aumentar suas carteiras e valores de mercado. As empresas de tecnologia visam cada vez mais os clientes do setor de serviços que tem menos burocracia que um comércio ou indústria, com isso conseguem agregar mais clientes e facilitar o serviço que em todos os casos serão executados em até 70% pelo próprio cliente.
Observem claramente a tecnologia está mudando diversas profissões nos dias de hoje e a contabilidade será uma dessas, somos responsáveis por diversas obrigações acessórias que ajudam a controlar e aumentar a arrecadação dos órgãos brasileiros e temos que ter ciência que se não nos prepararmos seremos engolidos pelo novo modelo que está surgindo.
Os contadores devem se valorizar e cobrar um preço justo e acertado pelos seus serviços, que são de suma importância para as empresas. Uma contabilidade bem executada e em dia pode ajudar o empreendedor na tomada de decisões, decidir investimentos em equipamentos e mão de obra, se contrata um empréstimo junto a instituições financeiras etc.
Além do mais, temos diversos empreendedores que ainda exigem o contato humano, que não confiam nas máquinas ou sistemas, achando que estão expondo suas vidas e empresas ao público em geral. Este medo se fazia presente em diversas empresas principalmente as familiares e agora com a LGPD –Lei Geral de Proteção de Dados, eles poderão confiar mais nas empresas de tecnologia que não poderão expor os dados sem ficarem sujeitas as multas da legislação.
Contador se prepare para este novo momento, sem medo da tecnologia, ela na realidade é sua aliada e poderá lhe abrir mais portas em outras frentes como consultoria, pericia, auditoria e outros serviços que derivam da contabilidade em si.
Foco e objetivo, valorização do trabalho e não se arrisquem por clientes que amanhã poderão trocar de contador por causa de centavos.
Vamos sobreviver a essa mudança se estivermos dispostos a evoluir junto com toda essa revolução tecnológica. Para isso devemos ter objetivos e controles bem traçados e executados, bem como ter coragem em investir em conteúdo, maquinários, sistemas e parcerias.
Texto por: João Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil
Thais Farias de Souza - Analista de Contabilidade da Nova Aliança Contábil







Invisto e confio na Nova Aliança Contábil. Com certeza custará muito mais caro às empresas se sujeitarem às punições pelas novas irregularidades que poderão surgir.