top of page

O endividamento da População Brasileira

Segundo a última pesquisa 79% das famílias brasileiras estão endividadas.

Isso se deve a vários fatores como a pandemia e seus efeitos.

Muitas famílias tiveram um ou mais membro desempregados e acabam indo ao mercado financeiro pegar empréstimos ou compram via crédito.

As lojas mais tradicionais voltaram a utilizar os famosos carnês ou cartões de créditos da marca própria para facilitar o crédito a todos.

Além disso os supermercados estão com cartões da marca própria aonde permite que a aquisição dos bens não duráveis como alimentos e outros itens possam serem adquiridos e parcelados sem juros.

Muitas famílias receberam os auxílios do governo, mas isso somente não basta para que evite o endividamento, pois outros itens também sofreram reajustes acompanhando a inflação com energia elétrica e água.

Com a recuperação da economia em 2022, e o aumento de contratações da mão–de-obra reduzindo o nível de desemprego para 9% poderá ter um efeito para diminuir este endividamento a longo prazo.

Ainda estamos no meio do furacão político que é a eleição no nosso país, e não sabemos o que vai acontecer após estas e o que o novo presidente fará para ajudar as empresas e pessoas físicas para se recuperarem e poderem investir diminuir este endividamento.

A inflação deu uma recuada, ainda sofremos efeitos gerados durante a pandemia e com isso não podemos apostar que estamos no caminho 100% correto.

O problema é que teremos itens preocupantes para os anos que estão chegando, como aumento do endividamento dos Estados e municípios que não investiram como tinham que fazer e deixaram enormes buracos que devem estourar em 2023 para os sucessores.

Mas voltando as famílias brasileiras, sabemos que muitas gastam o básico do básico e outras esbanjam o que não tem.

Todo dia vemos notícias que artistas, cantores, youtubers, inflencers ou jogadores de futebol ganham milhões e milhões e gastam igualmente e fico imaginando o que um pai de família que não tem dinheiro para comprar comida para seus filhos pensa disso.

As famílias brasileiras devem planilhas seus gastos mensais, verificar maneiras de economizar sempre que puder, procurar melhores preços e observar as ofertas.

Economizar em energia elétrica ou gastos com água por exemplo, ou gás de rua tudo isso tem maneiras de se economizar e as famílias devem aprender a passar por isso.

Com o crescimento econômico até a presente data de 2022, pode ser que tenhamos alguns progressos para ajudar a diminuir este endividamento, mas sempre teremos que aguardar o resultado das eleições principalmente para presidente.

Mas como brasileiros que somos, não perdemos a fé e cremos em um futuro melhor para nós e nossos entes queridos.

Texto por: João Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil


 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page