O Preço é Requisito para Contratação de um Bom Profissional Contábil?
- administradornac

- 26 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Muitos empreendedores brasileiros acham que não precisam contratar uma contabilidade com qualidade olhando somente a parte de custos, e contratando profissionais não tão preparados.
Nem sempre o mais barato é o melhor e tende a dar problemas no futuro, ocorre isso também com o setor contábil aonde profissionais cobram um valor muito abaixo do mercado para ganhar uma carteira de clientes maior e deixam a desejar ao executar o serviço.
Acabam não executando todos os serviços que foram contratados, deixando o cliente contente em receber alguns serviços simples e infelizmente quando cobrados por um serviço mais completo como confecção de balanço descobre que não pagaram por este tipo de serviço.
Preço não pode ser considerado como fator primordial para contratação de bons profissionais no ramo contábil, é um dos fatores com certeza, mas não deve ser o principal. Devemos analisar um conjunto de itens para analisar com os profissionais que vamos contratar para não termos surpresas.
Já tivemos casos em que o cliente trocou de escritório de contabilidade e ficou sabendo que o profissional contábil anterior não tinha feito a parte contábil da empresa, ou seja, balancetes e balanços pois alega que não foi contratado para executar este serviço. Mas fica a pergunta ele é contador e foi contratado para fazer o que afinal?
Agora em janeiro/2021 uma empresa nos procurou e tinha acabado de receber uma notificação da Receita Federal em relação ao Simples Nacional e disse que o contador que trabalhava não tinha condições de atender a mesma pois ele tinha perdido a confiança no profissional. Acertamos um valor de honorários e atendemos as exigências da Receita Federal retificando o Simples Nacional de 2018 a 2020 e depois parcelamos os débitos para que o empresário pudesse pagar. Observe que ele falou que não confiava no contador que ele trabalhava, mas verificando com atenção o caso observamos e chegamos à conclusão que na realidade o empresário que estava sonegando não enviando os XML ao contador. Isso é comum no mercado onde o empreendedor procura economizar ou sonegar impostos e não passa a informação para o contador, que acaba processando e enviando as informações somente dos dados que recebeu para os órgãos competentes.
Muitos alegam que foram contratados somente para fechar a folha de pagamento do pró-labore e gerar os impostos mensais, geralmente o simples e o lucro presumido. Observem que nunca fizeram um lançamento contábil e cobram pelo serviço sem executar o mesmo.
O profissional contábil hoje tem condições de ter cada vez mais SISTEMAS que o ajudam a melhorar e agilizar o serviço, além do mais ele não pode deixar se cobrar as informações corretas do cliente pois ele é corresponsável pelas informações prestadas junto aos órgãos competentes.
Com a chegada da era digital devemos ter condições de analisar a reputação do profissional contábil, ter uma reunião para ter noção do conhecimento da atividade e integridade do mesmo, se possível ter uma lista de clientes para verificar se todos os serviços estão sendo executados a contendo.
Hoje temos sistemas completos ou que completam outros que tanto o contador quanto o cliente podem utilizar e diminuir custos de repetição de serviços e com isso agilizar o serviço. O contador deve ser parceiro do cliente procurando atende-lo da melhor forma possível e com qualidade
Com a contratação de um bom profissional contábil sua empresa poderá ter economia tributária e trabalhista, poderá contar com uma consultoria mais completa e eficiente e principalmente não deverá ser pega de surpresa com multas indesejadas.
Um bom profissional contábil está sempre se atualizando as mudanças da legislação para poder sempre informar seus clientes dentro do limite legal para ajustar o modo operacional ou parametrizar os sistemas corretamente.
Um sistema parametrizado corretamente ajuda as empresas conseguir economizar valores que antes passavam despercebidos por um preenchimento em campo errado ou informações incompletas. Além disso, o empresário não terá visitas indesejadas de fiscais com cobrança de diferença de impostos.
Um bom profissional está sempre atento a atividade do cliente e isso é essencial para que o empreendedor possa trabalhar com a cabeça voltada para seus negócios sem esperar surpresas futuras.
Um contador atento ao mercado vai acompanhar as decisões judiciais que geram jurisprudência que podem ajudar seus clientes a recuperarem impostos pagos a maior ou mudança trabalhistas que podem mudar a forma de contratação de funcionários e outros profissionais.
Observem que um bom profissional tem condições e se prepara para sempre ter em ordem a documentação contábil de seus clientes e fazer o serviço completo para que foi contratado.
Observem que um bom profissional em qualquer área deve ser valorizado e reconhecido, principalmente na área contábil de sua empresa que estando bem preparado irá lhe ajudar a desenvolver seus negócios da melhor forma possível e com segurança de legislação sem surpresas. Hoje temos SPED diversos, e-social, Dctfweb, Reinf e vai contratar um profissional que não tem conhecimento, olha o risco que vai correr você, sua empresa e, por que não, seu patrimônio.
Ao contratar um profissional de qualidade para sua empresa com certeza o preço é um dos fatores que menos deve ser levado em conta.
Por Joao Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil







Comentários