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Os problemas que a tecnologia trouxe para algumas empresas

Em março de 2020, depois de um almoço do GRUPO CONECTA no dia 13, uma sexta-feira, pensei bem e solicitei ao departamento de TI prepara-se 19 funcionários para irem para o home office devido a pandemia.


Em 19 de março na hora do almoço, comuniquei ao mesmo departamento que todos iriam para o home office devido ao aumento de casos de Covid-19.


Até aí tudo bem, com tudo que investimos conseguimos preparar todos e no dia 20 de março no final do dia todos foram para suas casas para trabalhar em home office e com isso se cuidarem.

Em julho de 2020, alguns fizeram os exames de Covid-19 e voltamos com contingente reduzido para o presencial. Mas o que aconteceu depois disso foi diversos clientes reclamando de aspectos que só interessam à diretoria da Nova Aliança.


Em julho de 2020, alguns fizeram os exames de covid-19 e voltamos com contingente reduzido para o presencial. Mas o que aconteceu depois disso foi diversos clientes reclamando de aspectos que só interessam à diretoria da Nova Aliança.


Segue algumas reclamações dos clientes que tive que ouvir:


- Os funcionários que voltaram ao presencial não podiam utilizar os celulares no seu horário comercial, pois os clientes gostavam de conversar pelo aplicativo do WhatsApp com os nossos funcionários. Conforme determinação da diretoria é expressamente proibido a utilização do celular particular durante o expediente.


- Horário de trabalho – como as conversas eram via aplicativo os clientes acostumaram a enviar mensagem o dia todo, inclusive após o expediente e orientei aos funcionários para bloquear todos os clientes para poderem descansar.


- Telefonista – os clientes estavam acostumados a ligar pelo aplicativo que tínhamos para que nossos funcionários pudessem atender as ligações com a nossa central telefônica e quando os mesmos voltaram ao presencial, quem atendia quase todas era a recepcionista e a mesma passavam para estava livre para atender as ligações e queriam falar somente com uma pessoa especifica de cada setor.


-Retorno presencial – voltamos com equipe e carga horária reduzida e muitos clientes não entendiam que o presencial estava saindo mais cedo devido ao aumento de casos da pandemia, pois saindo mais cedo conseguiam pegar condução mais livre e chegar em casa com mais cuidado.


- Carência, ansiedade ou estresse dos clientes – Diversos clientes ligavam para desabafar, outros reclamavam de tudo, alguns estavam ansiosos para que os seus negócios pudessem voltar logo ao normal. Outros trabalhando normalmente com todos os riscos de contaminação que a pandemia trouxe, cliente com 60% dos funcionários afastados por Covid-19, outros com medo e não querem voltar ao novo normal. E o contador fazendo seu papel de bom ouvinte e tentando acalmar a todos e explicar que vamos passar por isso.


2021, vacinação começou tardia no Brasil, mas como temos capacidade para vacinar a população rapidamente, vimos novamente este momento se transformar em um trampolim político ou melhor de palhaços, todos prejudicando a população que tanto estava precisando de boas notícias.


Somos brasileiros, não desistimos jamais e a trancos e barrancos quase que a grande maioria da população já recebeu a primeira dose da vacina e com isso as empresas estão voltando ao normal, com equipe no presencial, outras em home e algumas no misto.


Por melhor que a tecnologia possa ser ela tem ainda um fator essencial que prejudica o uso 100% dela pelas empresas, o fator humano. Quando este fator aprender a respeitar as vantagens da tecnologia, poderemos utilizar este 100% com certeza.


Funcionários que ficam utilizando redes sociais ou aplicativo durante o expediente, que ficam navegando em sites que não interessam para seu trabalho e tantos outros exemplos que vemos no dia a dia das empresas o que acaba prejudicando o atendimento ao cliente como um todo.


Durante a pandemia conversei com alguns colegas de profissão e todos tinham colocado em seus sites um número de WhatsApp corporativo para que todos pudessem utilizar, mas assim que voltaram para o presencial cancelaram este serviço pois os funcionários não estavam atingindo o nível de atendimento que os clientes precisavam.


Quando os empregados pensarem que desenvolvendo da melhor forma seus serviços contratados, melhor serão os serviços prestados aos clientes e com isso a geração de empregos e oportunidades e podemos utilizar melhor a tecnologia.


Utilização da tecnologia plenamente pelas empresas não é utopia e sim questão de educação e vamos chegar neste ponto em algum momento da nossa história.



JOÃO ADOLFO TERCEIRO - Diretor da Nova Aliança Contábil

 
 
 

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