top of page

Pandemia e Economia

PANDEMIA

LOCKDOWN

FECHA/ABRE

FLEXIBILIZAR

SEGUNDA ONDA

NOVAS CEPAS

FECHA/ABRE

FLEXIBILIZAR

TERCEIRA ONDA

NORMALIDADE?


Com início em 2019 e explodindo mundialmente em 2020 a Pandemia do COVID-19, pegou o mundo, exceto a China de surpresa. O mundo foi parando cada país criando suas regras e normas para tentar conter o contágio de grande parte da população.

Cientistas e médicos perdidos, Organização Mundial da Saúde totalmente perdida e sem direção pois pegou todos de surpresas e criou um caos muito grande mundialmente.

O Brasil com grande início em março/2020 foi atingido com quarentena em todos os Estados da União, cada qual com suas normas e regras poiso STF determinou que o nosso governo federal não tinha este poder de decisão.

O governo federal errou, e errou muito mesmo tendo parte da culpa da situação atual do país, mas os governadores e prefeitos erraram também e todos devem ter ciência da sua parcela de culpa.

A economia mundial sofreu um baque, com industrias paradas, comercio fechados e serviços mais atingidos, mas como é dinâmica não ficou assim por muito tempo e logo começou a girar novamente.

Observem que a população mundial estimada em 7,7 bilhões de pessoas, tem que se alimentar, vestir e consumir e felizmente ou infelizmente para alguns temos hoje a internet, aonde podemos comprar quase tudo e vender quase tudo.

A força econômica mundial mesmo com a pandemia diminuiu no primeiro momento, mas está em plena recuperação, pode demorar alguns anos para recuperação completa, mas logo irá chegar este dia.

2021 está com projeção de crescimento econômico muito bom em alguns países como Índia e China, mas estas duas não podem ser consideradas milagres pois hoje são os principais fornecedores das vacinas mundiais e isso vai alavancar com certeza a economia destes países.

Em outros países como Estados Unidos o novo presidente está criando pacotes de incentivos econômicos para aumentar o consumo e criar oportunidades de empregos e isso logo terá o resultado desejado já que 40% dos americanos já tomaram as duas doses ou somente uma dose conforme a vacina que tomarem.

Em outros países teve um aumento de pessoas na linha da pobreza e pessoas passando necessidades básicas como falta de alimentos e de água potável.

Não gente, não foi a pandemia que criou isso e sim ajudou a deixar estes índices maiores e mais claros para que todos possam ter ciência e quem sabe mudar o cenário econômico em algum momento tentando equilibrar estes números.

Não sou a favor de ficar dando sempre o peixe para quem necessita e sim em dar a vara e ensinar a pescar para que possa pescar e se alimentar sozinho, mas em época de pandemia devemos nos ajudar e diminuir este número.

Nos países socialistas não temos dados ou não podemos confiar nos mesmos, já que não sabemos se os números são reais ou manipulados, pois todos são controlados por partidos ou ditadores que ditam as regras e informações a serem enviadas ao mundo.

Os países capitalistas têm que tirar como lição a necessidade de se aumentar a produção dentro de suas fronteiras ou no máximo contar com os países vizinhos e com isso evitar dependência de países com grande foco de possibilidade de doenças que em 20 anos assolaram o planeta.

Os países capitalistas têm que aprender que o custo é um fator importante, mas não tão essencial quanto pensam que é, pois podem produzir todos os produtos que precisam hoje em dia devido a globalização. Globalização que chegou para ficar, mas que vai sofrer algumas mudanças depois da pandemia.

Eu vejo muitas pessoas que vão viajar e comprar produtos achando que é dos países que estavam visitando e quando olham a etiqueta verificam que o produto é fabricado em países em que a mão de obra trabalham em regime de semiescravidão ou recebendo salários desumanos.

O mundo precisa passar por mudanças e mudanças, algumas mais simples outras mais complexas e todas visando a melhoria da economia local e mundial, pois ela é dinâmica e não para nunca, nem quando dormimos.

No Brasil temos que mudar a formar do congresso legislar com urgência pois não aprovam as reformas que a nossa economia precisa com urgência para que possamos ter competitividade com outros países em áreas como a administrativa, tributária, do setor de informática e até moedas digitais como a criptomoeda. Estamos atrasados em relação a países que tem uma economia menor que a nossa por falta de vontade política e isso atrasa nosso desenvolvimento.

Vamos aguardar até quando o país virar uma potência, estamos ouvindo a décadas que somos o país do FUTURO, que já chegou e passou voando e ainda não conseguimos acompanhar o que está acontecendo no mundo em geral.

Chegou a era da informática, era das moedas digitais e a internet que mudou o mundo e a nossa legislação continua arcaica e protecionista o que nos tirar a competitividade e o poder de negociação, a ECONOMIA por ser dinâmica cobra um preço para quem não tiver legislação rápida e atualizada sobre as mudanças que estão acontecendo neste momento e em segundos tudo pode mudar.


Por Joao Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page