Quando se Iniciou a Cobrança de Impostos
- elainepereira9
- 1 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Quando surgiram os impostos, ninguém sabe ao certo, mas o texto mais antigo que menciona a forma de cobrança é de 2.350 A.C, afinal qual a definição da palavra:
Segundo o artigo 16º do CTN, imposto “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. É considerado o tributo mais importante, pois incide independentemente da vontade do contribuinte.
Observem que os impostos e tributos acompanham a humanidade a milhares de anos.
Matheus um dos apóstolos de JESUS CRISTO era arrecadador de tributos para o governo de Roma, pois os impostos estão presentes na vida do ser humano a milhares de anos, observem que até JESUS fala sobre os eles na Bíblia:
Dê a Cesar o que é de Cesar e a DEUS o que é de DEUS.
Na mesma Bíblia tem outras passagens que fala de tributos e impostos, e isso prova que é algo comum no dia a dia do ser humano desde os primórdios da história.
Em diversas passagens da história aparecem relatos de tributos ou impostos, obrigações e normas para arrecadar dinheiro para deixar os soberanos mais ricos ou pagar pelos serviços prestados como ocorreu em Atenas e Roma.
O ser humano a séculos vem convivendo com os impostos e tributos e com o passar dos anos isso foi sendo aperfeiçoado conforme as necessidades dos governos e da própria população.
Observem que houve diversas rebeliões contra cobrança de impostos e tributos no curso da história humana, e que os mais poderosos souberam criar regras para lhes proteger.
O homem procurando evoluir sempre, entendeu a muito tempo atrás que é necessário dinheiro ou alguma forma de riqueza para que possa ir fazendo tudo era necessário. Exemplo claro disso ROMA, não tinha água perto e foram criados aquedutos que traziam a água de longe e com uma tecnologia até hoje surpreende os arquitetos e engenheiros modernos, e, portanto, o governo de ROMA, maior império da época, a efetuar cobrança de uma taxa para que todos tenham o serviço na cidade.
Mesmo na antiguidade isso já acontecia principalmente no quesito segurança, já que invasões e guerras eram muito comuns e os soberanos tinham que proteger seus domínios e juntamente com seus seguidores.
Em alguns países o imposto é cobrado acima de 50% das rendas das pessoas e empresas, mas o governo garante o retorno deste dinheiro com entrega de serviços médicos, transporte, segurança e principalmente educação. Paga-se muito mais recebem um retorno estatal que garante uma melhor condição de vida para todos.
Podemos não concordar ou não gostar de pagar impostos e tributos para os governos, mas eles são de extrema importância para que tenhamos uma vida melhor e com mais desenvolvimento humano. Observem que agora durante uma pandemia se fosse a arrecadação dos impostos federais faltaria verba para manter os hospitais funcionando. Muitas pessoas reclamam de pagar impostos, mas geralmente são as que mais usam os serviços públicos que os mesmos financiam.
E como surgiu os impostos no Brasil?
A história dos impostos no Brasil começa lá no século XVIII, quando Portugal ocupou nosso território. O primeiro produto explorado foi o pau-brasil, foi definido que deveria ser pago 1/5 das extrações do material. O primeiro imposto em nosso país foi cobrado pela Fazenda Real.
O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo, mas estamos longe de outros países que arrecadam muito e com isso conseguem melhorar os serviços à população, principalmente a mais carente.
Abaixo um relato da história dos impostos durante os milénios, com informações do site da própria RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
https://receita.economia.gov.br/sobre/institucional/memoria/imposto-de-renda/historia/primordios-do-imposto-de-renda-no-mundo
Por Joao Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil







Comentários