top of page

Startups

No último mês lemos muitas noticias preocupantes sobre as STARTUP, empresas de estão no início de seus negócios, a procura de investidores para acelerar o investimento em tecnologia e agregar mais negócios as suas plataformas.


Mas o que é uma STARTUP, afinal?


São grupos de pessoas que tendo uma ideia procuram um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Pode ser por meio de tecnologia ou não, visando colocar a ideia no mercado e atrair investidores.


O que faz uma empresa ser startup?


Uma startup é uma empresa que tem o objetivo de crescer de maneira agressiva. As startups costumam oferecer produtos ou serviços inovadores, visando solucionar uma dor ou trazendo inovação incremental a mercadorias que já existem.


Como é formada uma startup?


Traduzindo de maneira mais simples “uma startup é uma empresa na fase inicial, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não tem certeza se consegue ganhar dinheiro com ela. Essa organização não precisa ser obrigatoriamente fundamentada no meio da tecnologia (ou seja, não precisa ter um aplicativo envolvido).


Nos últimos anos temos visto diversas STARTUP virando unicórnios, que são modelos de negócios que passar a valor mais de um bilhão após investimentos e aceitação do público consumidor.


Isso se tornou um mercado atrativo, que qualquer pessoa entendendo ou não de tecnologia pode tentar criar um modelo de negócios que pode receber investimentos de fundos, pessoas jurídicas ou físicas que acham que o risco vale a pena pelo retorno do negócio em sai.

Mas o que aconteceu de janeiro de 2022 até hoje, com retração dos investimentos , aumento de reclamação dos serviços ou negócios e principalmente de demissão de funcionários.

Em primeiro lugar temos de analisar nossa economia que com o aumento da SELIC muitos investidores procuraram investir com garantia e sem riscos em fundos ou renda fixa.


Outro ponto importante é o mercado variável que atraiu muitas pessoas que investiram suas economias em ações e fundos imobiliários procurando receber dividendos ou lucros.


O mercado de criptomoedas levou uma parte boa fatia dos investimentos, com corretoras de grande porte em território nacional e com isso aumentou a confiança dos investidores.


Ou fator importante é que sua ideia ou forma de ver um negócio não é a mesma de um consumidor. No início muitos consumidores podem acessar os serviços e produtos de uma STARTUP, por ser novidade, mas logo em seguida veem os problemas, principalmente os do atendimento no pós venda.


Isso acaba gerando diversas reclamações em sites especializados em atender ao descontentamento dos consumidores e isso acaba diminuindo o interesse de investidores neste tipo de empresa ou negócio.


Como muitas empresas nesta área são de tecnologia, as demissões acabam chegando mais rápido, pois os consumidores deixam de acessar ou consumir determinados produtos ou serviços quando ficam descontentes.


Eu mesmo tive uma experiência muito desagradável com um grande STARTUP de locação de imóveis, aonde agendaram para tirar fotos e fazer filmagem do imóvel. Agendado, fotos tiradas e filmagem feita e disponível no site do aplicativo, com o anúncio muito bom, recebi diversas mensagens no celular querendo agendar novamente as fotos e filmagem.

Além de agendar as visitas para as pessoas interessadas pudessem conhecer o imóvel, tendo que nos locomover até o endereço e ficar uma ou duas horas esperando as pessoas e não tínhamos contato nem suporte para falar com ninguém do aplicativo. Tentei contato e não conseguimos e optamos por alugar o imóvel por uma imobiliária tradicional.

Mas acho que isso é passageiro e logo o mercado de STARTUP, vai esta fortalecido novamente, com os investidores com vontade de investir em novidades e novas empresas.

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page