Tem idade para trabalhar?
- Joao A. Terceiro

- 14 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Em um recente artigo de um grande jornal de circulação nacional, li uma matéria que me deixou preocupado.
Entendo que a globalização, a era digital e a transformação tecnológica que passamos nos últimos anos e principalmente durante a pandemia trouxe diversas mudanças em determinadas profissões.
Por exemplo o office-boy profissão que muitos grandes profissionais de hoje em dia começaram sua jornada profissional, hoje não existe mais basicamente sendo substituído por motoboy e e-mails.
Outras tantas passaram por processo de evolução, como os famosos digitadores que hoje são programadores, Gamers e tantos outros nomes que foram criados para distinguir as profissões que foram criadas pela era tecnologia.
Mas fica uma pergunta no ar:
TEM IDADE CERTA PARA TRABALHAR?
Esta pergunta se deve principalmente a dois fatores que tenho observado hoje em dia, e que acabam afetando uma grande parcela da população. Esta parcela da população é dividida entre duas camadas que mais sofrem no mercado de trabalho atual.
Primeiro emprego –
Muitos jovens têm dificuldades em arrumar o primeiro emprego exatamente por não terem experiência.
Mas como ter experiência se estão adentrando ao mercado de trabalho em busca de oportunidades que possam lhe proporcionar conhecimento e evolução profissional e isso se adquire com o tempo exercendo as mais diversas profissões durante sua vida profissional.
Claro que a legislação que coloca os jovens acima de 16 anos para candidatos ao primeiro emprego também é um pouco prejudicial e poderia ser flexibilizada visando opções de mais vagas para esta faixa etária.
Hoje temos os programas Jovens Aprendiz ou estágio para quem estuda em determinadas áreas e isso ajuda muitos jovens, mas com certeza não ajuda os que mais necessitam, que são os das periferias.
Os jovens de hoje em dia tem grande capacidade para aprender rapidamente e isso é um ponto a favor desta geração que estão cada vez mais ligados as constantes evoluções tecnológicas, redes sociais e aplicativos. Se todos forem bem utilizados durante o período de trabalho com certeza as empresas vão olhar com outros olhos estes jovens profissionais.
Em alguns pontos mais afastados tem Instituições que procuram fazer este papel social e locar os jovens em empresas parceiras e com isso abrir oportunidades que eram difíceis para estes jovens, como a VIVENDA DA CRIANÇA, que ajuda muitos jovens a iniciarem em suas vidas profissionais.
Segue algumas dicas:
- Seja dinâmico;
- Prestativo e procure aprender tudo que estão lhe propondo ensinar.
- Procure utilizar as redes sociais e aplicativos para o seu desenvolvimento profissional, como aprendendo outro idioma ou informações voltadas para a área que está trabalhando.
- Todas as ferramentas que a internet te disponibiliza você pode utilizar para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional visando sempre melhorar e utilizar tudo a seu favor.
ACIMA DE 50 ANOS OU MAIS
Pessoas acima desta faixa etária sofrem mais no mercado de trabalho atual devido a constante evolução tecnológica e com isso dificulta a manutenção destas pessoas no mercado.
No setor industrial ou metalúrgico a grande maioria das máquinas são operadas por sistema cada vez mais completo e que precisar de poucos operadores, tanto que a indústria perder o primeiro lugar em geração de vagas para outros como serviço que abrem diversas vagas todos os dias.
Em outros setores como o contábil/fiscal houve uma diminuição de vagas ofertadas devido a tecnologia, mesmo neste setor as pessoas acima de 50 anos continuam sendo valorizadas.
Em diversos setores que a tecnologia sempre está evoluindo muitos profissionais ficaram para trás, por não ter a agilidade ou não se aperfeiçoarem como os mais jovens.
Mas a tecnologia também pode ser aliada a este pessoal, já que diversos aplicativos hoje em dia fazem a recolocação destes trabalhadores em empresas que necessitam da experiência dos mesmos, para equilibrar com o vigor e pressa da juventude.
Para este pessoal acima de 50 tem diversas dicas que precisam ficar atendo para não ficar para trás no mercado de trabalho.
- não tenham medo de estudar e se desenvolver em qualquer idade.
- aprenda outros idiomas ou se desenvolva mais ainda no que já domina, reforçando gramatica e conversação.
- sempre procure dentro da própria organização em que trabalha em progredir e aprender tudo que pode, não se acomode.
- ensine os mais jovens passando sua experiência e procure aprender com eles as novidades tecnológicas que eles com a vivacidade da idade sempre estão acompanhando e nós mais experientes deixamos passar, por falta de interesse ou mesmo por tempo para acompanhar. Mas devemos ficar por dentro de todas as novidades, quem sabe enxergamos uma oportunidade aonde achávamos que era perca de tempo.
- Veja o mundo globalizado e procure acompanhar o que acontece em cada canto para que estando pronto e capacitado para acompanhar as mudanças que vem pelo caminho.
- não tenha medo de errar, procure evitar, mas as novas tecnologias permite que o resultado seja rápido e com isso consegue ver se estar tudo certo antes de finalizar com erro.
Texto por Joao A. Terceiro - sócio diretor da Nova Aliança Contábil







Comentários