top of page

INSS - Recolher ou não recolher? Eis a questão.

Atualizado: 24 de out. de 2024

Está é uma das mais frequentes perguntas que um contador deve responder durante o ano para os empresários.

Recolher para o INSS é uma contribuição espontânea, mas que pode garantir uma velhice um pouco mais tranquila. Isso porque o INSS gera diversos benefícios e gera grande impacto para muitos brasileiros.

Com o aumento da média de idade da população brasileira, se faz necessário alterações na legislação que tange os benefícios previdenciários. E isso não ocorre somente no Brasil e sim mundialmente, pois diversos países estão tendo problemas para pagar os benefícios sociais que a previdência traz.

Em alguns países temos assistido os protestos de parte da população contra as mudanças na legislação previdenciária, mas não tem como evitar isso, pois a cada ano vemos um aumento na população de terceira idade e se não houver mudanças não terá recursos para pagar a todos.

Em se tratando de Brasil o grande problema é que utilizam o dinheiro da previdência para pagar diversos benefícios que já deveriam ter sido direcionados para outras pastas:

  • Auxilio reclusão para presos, que deveria estar relacionado a pasta dos direitos humanos.

  • Auxilio acidente do trabalho, que já deveria ter sido transferido para a iniciativa privada, através das seguradoras, a receber das empresas um seguro com os dados dos empregados e em caso de acidente pagar o sinistro.   


Existem diversos estudos que demonstram que economizando e aplicando determinada soma em dinheiro, depois de 35 anos terá um valor considerável que alguns apontam que é melhor que recolher INSS, mas será verdade isso?

Pode até ser, mas se este dinheiro não for bem utilizado, logo acaba e a pessoa fica sem reserva.

Tem outros que preferem recolher a Previdência Privada, que hoje é gerida na maioria, por bancos e seguradoras e por isso tem certa garantia. No passado houve problemas não só no Brasil, mas no mundo houve diversas empresas que faliram e deixaram os contribuintes na mão.

Em relação ao INSS, o que ocorre que alguns benefícios são vitalícios e ajudam a manter as pessoas na velhice.

Hoje com a nova legislação em vigor, quanto maior o recolhimento para o INSS e maior a idade que se aposentar, maior será o valor a receber em eventual benefício.


Mas vamos a questão principal do artigo


Na minha opinião aconselho a recolher o INSS pelo maior valor possível, tanto para eventual aposentadoria quanto por benefícios como auxilio doença, acidente do trabalho e salário maternidade no caso das mulheres.

Recolher a contribuição para o INSS é uma obrigação que assumimos para termos uma velhice com o mínimo de qualidade de vida.   

Acesse o aplicativo MEU INSS, verifique seu tempo de contribuição e faça uma simulação de uma eventual aposentadoria.

Neste aplicativo está todas as informações de sua vida profissional desde 1975, com exceção do período que serviu as Forças Armadas do Brasil e o serviço rural e estatal. Com estas informações pode ter um melhor panorama do seu planejamento para ter uma velhice mais tranquila.

O empregado do setor privado tem a retenção do valor da contribuição para INSS sobre seu salário e o empresário/empreendedor sobre o valor do pró-labore.

O empregado doméstico antes recolhia via carnê do INSS, agora é pelo e-social do empregador doméstico.

O autônomo pode recolher avulso, mas é sempre é bom verificar o código de recolhimento com um contador ou diretamente nas agências da Previdência Social e solicitar o enquadramento correto.

E vai contribuindo mensalmente para que no futuro tenha uma aposentadoria com valor digno para que possa ter uma velhice tranquila.

Coloque como uma obrigação maior em seu planejamento para o futuro, o recolhimento para o INSS e garanta benefícios com valores dignos e que possa sustentar você e sua família em um futuro não tão distante. 

Texto por João Adolfo Terceiro - Sócio Diretor da Nova Aliança Contábil

   

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

1126186326

Rua Bebedouro, 94, Quarta Parada

©2021 por Nova Aliança Contábil Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page